terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Lei e a Graça !




Para dar início a este assunto, lembremos de Adão que recebeu de Deus apenas uma lei e foi o suficiente para que ele morresse.

Quando alguém aceita Cristo em uma determinada igreja, ou (denominação) também é convidado a aceitar seu ESTATUTO, que é um conjunto de regras de condutas, que o novo cristão deverá carregar pelo resto de sua vida, pertinentes a esta, é lei de todos os tipos: do cabelo, da roupa, da praia, da não convivência com pecadores, do dinheiro, não toques, não proves..., ( Cl 2.20 ). E se esquecem que o FIM DA LEI É CRISTO, foi Ele que nos deu apenas duas leis para seguir.

1ª - Amar a Deus acima de qualquer coisa.

2ª - Amar ao próximo como a nós mesmos, e quem assim o fizer, cumpre todas consequentemente, ou seja, não mata, não rouba, não adultera ... ( Rm 13.8 ).

Quando Jesus veio a este mundo, Ele era ministro da lei, veio para cumpri-la e não rejeitá-la ( Rm 15 ). Contudo depois que Jesus foi à cruz, se tornou sacerdote eterno, ( Hb 10.21 ), o véu se rasgou e a lei naquele momento deixou de existir.

A lei perseguiu e matou o senhor, para se livrar Dele ( At 2.23 ) e todo cristão, morreu com Ele pela lei, ( Gl 2.19 ), fez necessário mudar a lei e assim deu início a um novo concerto entre Deus e os homens e começou o tempo da Graça,( At 4.33 ). O próprio nome já diz tudo, coisa boa, alegre, que não precisa pagar, favor imerecido.

Vejamos também o que os apóstolos nos ensinaram sobre a LEI: Alguns dos seguidores de Cristo queriam continuar com a mesma,( At 15.5 ). A resposta dos apóstolos foi que:

Não pusessem jugo sobre os discípulos, que eles não pudessem suportar, ( At 15.10 ).

Veja o que acontece, quando você guarda um só mandamento da lei, ( Rm 2.26 ). ( Gl 5.3 ) e ( Tg 2.10 ).

Separados estão de Cristo, os que querem ser justificados pela lei, da graça tendes caído,( Gl 5.4 ).

Guardando apenas um mandamento da

lei, você está circuncidado, ( Rm 2.26 ).

O apóstolo Paulo, por meio destas passagens bíblicas lutou muito para mostrar que a lei é inimiga da graça, e os profetas eram servos da lei e que o velho testamento é apenas uma ponte, para o novo testamento, também Jesus declarou que se dermos ouvidos à pregação dos apóstolos, a Ele estaremos ouvindo, e se rejeitarmos as coisas que Paulo nos escreveu, também estaremos rejeitando a Cristo, se abrirmos a bíblia e pregarmos somente com base no velho testamento, que proveito teremos? PORQUE A LEI E OS PROFETAS NÃO PODEM SALVAR NINGUÉM, não podemos misturar os dois concertos isso é errado a graça é totalmente diferente da lei.

Concluímos que temos liberdade pelo corpo do Senhor Jesus, pois a lei estava em vigor para o sistema religioso até a sua morte, mas na sua carne Ele riscou o escrito de dívida que havia contra nós, nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, tirou-o do nosso meio, cravando-o na cruz, ( Ef 2.15 ), ( Col 2.14-23 ); Aqui está o benefício do corpo do Senhor a nosso favor.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, ( Gl 3.13 ); e agora muitos o estão profanando, dando continuidade a mandamentos da lei, ( Hb 7.5 e 10.29 ); ( Ez 34.19 ); quem tornar à prática da lei, torna a ser considerado circuncidado, e Cristo de nada vos aproveitará, ( Gl 5.1 – 2 ); ( Rm 2.26 ).

Texto extraído de um debate livre com algumas adições

Nenhum comentário:

Postar um comentário