quarta-feira, 4 de março de 2009

Predestinação


Existem muitos sites que debatem exaustivamente o tema Predestinação X Livre Arbítrio, fiz um apanhado geral de pontos da bíblia que dão base para minha crença no Livre Arbítrio e resolvi compartilhar aqui no blog. A princípio quero destacar alguns pontos que eu acho determinante na teologia da predestinação:

Em sua forma mais elementar, a predestinação significa que nosso destino final, seja o céu ou o inferno, é decidido por Deus não somente antes de irmos para lá, mas até mesmo antes que tivéssemos nascido. A predestinação ensina que nosso destino final está nas mãos de Deus. Outra maneira de expressar isso é: Desde toda a eternidade, antes mesmo que nós existíssemos, Deus decidiu salvar alguns membros da raça humana e permitir que o resto da raça humana perecesse. Deus fez uma escolha escolheu alguns indivíduos para serem salvos na eterna bênção do céu e escolheu passar por sobre outros, permitindo que sofressem as conseqüências dos seus pecados no tormento eterno do inferno.

  • Eleição Incondicional: a salvação não está condicionada a vontade ou ações humanas, mas ao soberano decreto de Deus que decide salvar alguns, os eleitos, deixando que os demais sofram o castigo eterno.
  • Expiação Limitada: a salvação e o sacrifício de Cristo foram realizados apenas para o grupo dos eleitos.

  • Graça Irresistível: a graça, enquanto ação e vontade de Deus, não pode ser resistida pela vontade ou ações do homem. Assim, uma vez que o homem tenha sido eleito para a salvação, ele não poderá resistir ao chamamento divino.
  • Perseverança dos Santos: todos aqueles que tiveram sua salvação decretada perseverarão através da vontade e ação de Deus até o fim. Uma vez salvo, o eleito jamais perderá sua salvação.

Nota: Como de costume, coloquei o link nas palavras sublinhadas, no caso de referências bíblicas, é transferido para o site da bibliaonline e outros casos, para sites que trazem uma referência mais detalhadas, como o wikipédia.
Adoto esse procedimento, pois particularmente gosto de por a prova todas a informações com que me deparo.


Segue uma lista de passagens bíblicas que contrapõem estas teses, em especial a Expiação Limitada:

- Rm 11:32 - Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

João 12

30 Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.

31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.

Jesus diz aqui claramente que atrairá a todos e não apenas a um seleto grupo de eleitos como sugerem os que crêem na predestinação.

1 Timóteo 2

1 ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;

2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;

3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Deus quer que todos os homens se salvem, o que neste mundo poderia impedir a vontade de Deus senão tão somente o próprio homem ao resistir à sua palavra.

Romanos 1

18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

Vemos aqui que o homem detêm a Verdade, detêm a graça de Deus voluntariamente, preferindo a injustiça.

Outras passagens:

Tito 2:11- "Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens"


At 2:21 - "E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo"


Rm 5:18 - Assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.

Mais uma vez acabei fazendo um texto extenso, mas concluindo, fica claro de acordo com as passagens citadas que a teologia da Predestinação se contrapõe com a Graça anunciada:

Vejamos João 3

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus veio ao mundo e morreu na cruz para pagar um dívida a qual o homem não era capaz de pagar, e Ele fez isso não apenas a um seleto grupo de predestinados à salvação, mas como a própria escritura sagrada diz, Ele fez isso por amor à todos os homens!

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado salvo será, mas quem não crer será condenado.

Termino citando Hebreus que ressalta a importância da perseverança dos crentes

Hebreus 3

1 ¶ Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
7 ¶ Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Esta passagem nos exorta a conservarmos firme na confiança e esperança até ao fim de nossas jornadas, firmes na fé que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador.
Graças te dou Senhor pela imensa misericórdia em nos conceder esse favor imerecido!








Nenhum comentário:

Postar um comentário